pg-nmga
Compartilhe

Amarê Fashion promove a nova geração de estilistas em Goiás

Semana da Moda Goiana terá em seu último dia os nomes dos vencedores do Concurso de Estilistas 2023
PorAdrianne Vitoreli, de Goiânia
pg-nmga
Compartilhe

Para fomentar uma nova geração de estilistas de moda em Goiás, o Sebrae promove, durante a Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, o Concurso de Estilistas 2023. O objetivo é descobrir novos talentos e oferecer aos estudantes de moda ou design a oportunidade de criar coleções conceituais. Os três vencedores serão conhecidos no dia 2 de setembro, das 10h às 11h30, ao fim do desfile dos dez grupos finalistas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

A premiação deste ano ainda não foi divulgada. Na primeira edição, o 1° lugar ganhou como prêmio um convite para o São Paulo Fashion Week 2023 (SPFW). Já o 2° e o 3° lugarer foram para a Minas Trend. Os três vencedores do ano passado estarão com os seus looks expostos na Amarê 2023 e as criações foram usadas na campanha da Amarê ao longo do ano.

A competição conta com quatro instituições parceiras: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e Estácio de Goiás. Dois apoiadores também foram imprescindíveis: Soude Algodão, que doou tecidos, e a Cia do Couro, que emprestou calçados que serão utilizados no desfile.

O concurso recebeu 53 inscrições, das quais 49 foram homologadas de acordo com o edital, sendo 20 da UFG, 13 da UEG, 12 da Universo e 4 da Estácio. Cada inscrição podia ser formada por até três alunos matriculados em instituições goianas de ensino superior ou técnico, que precisaram entregar croquis para a criação de três looks. Na moda, o croqui é um desenho que mostra as ideias dos estilistas para a criação de uma peça ou coleção e possui detalhes como estampas, cores, texturas, caimento e acabamentos. É uma ferramenta essencial para verificar como as peças se complementam e se encaixam no conceito.

A banca final dos trabalhos foi formada por profissionais renomados no Brasil: os estilistas Naya Violeta, Theo Alexandre, Isa Silva; o designer de moda Raphael Aquino; a professora universitária de desenho de moda e artista visual Cacilda Vitória; e a gerente do Clube de Costura, Rogélia Pinheiro. Os critérios nas fases 3 e 4 do concurso foram: adequação às normas técnicas do projeto; coerência e adequação da proposta ao tema/conceito do concurso; criatividade dos looks propostos (croquis, desenhos técnicos); coesão da coleção-cápsula como um todo; e contemporaneidade e apelo dos looks apresentados, identificados em suas respectivas fichas técnicas.

Edição de 2022 reuniu grandes talentos. Este ano, os três vencedores serão conhecidos no dia 2 de setembro. Foto: ASN/GO.

A coordenadora do Concurso Estilistas Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana 2023, a analista do Sebrae Goiás Ivana Xavier, ressalta que ações como essa valorizam e incentivam novos estilistas a investirem no conhecimento, no aprendizado. “É uma oportunidade importante para que os alunos possam investir em um futuro promissor no mercado da moda goiana, ganhar visibilidade e chance de reconhecimento não só no estado, mas no país”, analisa.

Os 10 projetos de coleção selecionados:

– Me Ensina a Fazer o Futuro| João Henrique Conceição de Matos (UFG)
– Pandora| Thassianny Emannuelly Silva, Yasmin Dutra Carvalho e Ana Paula Machado de Lara (UFG)
– Tempo e Espaço| Deusivan Martins de Araújo (UFG)
– Cidades em Corpos| Maria Luiza de Castro Rodrigues, Thayna Alves Morais e Milena Lobo Teixeira (UFG)
– Project_Afromush| João Henrique de Oliveira (UEG)
– Cápsula Neverland| Izabelle François e Mariane Dias Felix (UFG)
– Excessus| Ana Luiza de Souza Albernaz (UFG)
– Metamorfose: Espírito de Mudança| Bruna Queiroz Moreira (Universo)
– Sertanejo Estelar| Brenda Giovana da Silva (UFG)
– Zazup| Andressa Lays Rosa Campos (UFG)

Serviço:

Concurso de Estilistas Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana
Data: 2 de setembro
Horário: das 10h às 11h30
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Para saber mais: vitrine.sebraego.com.br/amare/

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

  • confecção
  • Moda
  • São Paulo Fashion Week