pg-nmga
Compartilhe

Direitos iguais para mulheres que empreendem ganham força na pauta do Judiciário

Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional participou de painel no Congresso Conamp Mulher
PorDa Redação
pg-nmga
Compartilhe

Os desafios enfrentados por mulheres que chefiam suas famílias e empreendem foi o tema abordado pela diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, no painel Dignidade Existencial Feminina, da primeira edição do Congresso Conamp Mulher, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). O evento ocorre no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) nesta quarta (14) e quinta-feira (15).

A diretora destacou que o Brasil já percorreu um longo caminho com o efetivo cumprimento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei 123/2006) e a parceria dos Ministérios Públicos. No entanto, há avanços que precisam ser conquistados.


“No Brasil, 53% dos empreendedores são mulheres e somos o terceiro país do mundo com mais empreendedoras. Muitas das vezes, são mulheres que foram excluídas do mercado de trabalho ou não tiveram flexibilidade para cuidar de suas casas e filhos. Se elas tivessem condições de investir ainda mais, seríamos uma potência. Essas mulheres estão empreendendo por necessidade”, avaliou Margarete Coelho.

Diretora do Sebrae participa de evento Congresso Conamp Mulher, com foco na equidade de gênero. Crédito: Larissa Carvalho.

De acordo com a diretora, dados do Sebrae mostram que as empreendedoras têm escolaridade 16% maior do que a dos homens, mas com rendimento 16% menor, pois dedicam menos tempo às suas empresas. Além disso, ela alertou sobre as barreiras que elas enfrentam no acesso a crédito.

“O Sebrae entra com a Universidade Corporativa, preparando essa mulher para negociar e enfrentar os desafios. Mas essa jornada é muito longa. Por isso, o Ministério Público precisa ser uma ponta de lança para essas mulheres, para se sentirem bem onde escolherem estar, principalmente no mundo dos negócios”, apontou.

Saiba mais

O evento Conamp Mulher, de natureza cultural, científica e social, tem o objetivo de estabelecer um diálogo entre membros do Ministério Público brasileiro e representantes de diversos setores, visando ainda contribuir para ações institucionais e permitir maior integração entre o Ministério Público na temática da política de gênero. No período da manhã, a coordenadora nacional do Sebrae Delas, Renata Malheiros, participou da abertura do evento.

  • Conamp
  • Empreendedorismo Feminino