pg-nmgaAtualização
Compartilhe

Programa Cidade Empreendedora impulsiona em 80% a capacidade empreendedora dos municípios capixabas

Evento que contou com a presença do presidente do Sebrae e do governador do Estado celebrou os resultados alcançados em três anos de execução do programa
PorRedação
pg-nmgaAtualização
Compartilhe

O presidente do Sebrae, Décio Lima, e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, estiveram reunidos nesta quinta-feira (3), em solenidade que comemorou o sucesso do programa Cidade Empreendedora no estado. A inciativa do Sebrae alcançou 100% dos municípios capixabas e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo e a melhoria da atuação da gestão pública em favor dos pequenos negócios.

Em três anos de existência, o programa Cidade Empreendedora contribuiu para impulsionar, em 80%, o Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) no Espírito Santo, o que aponta para uma melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas do estado e indica que as prefeituras estão mais capacitadas para estimular o empreendedorismo em todas as cidades do estado.

Durante o encontro, o presidente Décio Lima destacou a importância de programas como esse, que fortalecem a parceria entre o Sebrae, as prefeituras e os governos estaduais para o incentivo e aumento de oportunidades no empreendedorismo. “O Sebrae é uma porta de esperança para aqueles que querem construir um caminho para empreender. Gratidão ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, pois a parceria que mantém com os municípios não existe em nenhum outro canto do país. Exemplo que nós, do Sebrae, podemos levar para todo o Brasil”, comentou o presidente do Sebrae.

O governador, Renato Casagrande, reforçou a importância dessa parceria para o desenvolvimento econômico do estado. “Esse programa tem o mecanismo para fortalecer essa parceria e permitir que a gente possa ir cultivando em cada município o espírito empreendedor, gerando emprego e renda em todo o Espírito Santo”, pontuou.

Já o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES (CDE), Idalberto Moro, ressaltou os avanços dos municípios com o programa. “Reconhecemos todos os esforços feitos nas melhorias por um bom ambiente de negócio, fazendo com que possamos, hoje, comemorar, mantendo a dedicação e persistência em tornar o Espírito Santo o melhor estado para empreender e viver.”

Prêmio Prefeitura Empreendedora

Durante o encontro do programa Cidade Empreendedora foi lançado o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que irá selecionar e premiar as melhores iniciativas do setor público municipal em favor dos pequenos negócios. Em sua décima segunda edição, o prêmio tem o objetivo de incentivar e dar destaque para as gestões que se dedicam em melhorar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas.

“Queremos tornar o espírito empreendedor ainda mais forte e vivo dentro de todas as cidades do Estado, conseguindo transformar o povo capixaba em um povo cada vez mais forte no empreendedorismo. Em cada município do Espírito Santo, existe um exército de capixabas dispostos a crescer, que 24 horas por dia fazem diferença no desenvolvimento do empreendedorismo no Espírito Santo”, salienta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

As prefeituras podem concorrer nas seguintes categorias: Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; e Governança Territorial.

Podem ser inscritas as melhores práticas e experiências com resultados alcançados e comprovados até 30 de novembro de 2023. Serão selecionadas as melhores iniciativas das 27 unidades federativas, nas diferentes categorias. Todas as informações necessárias à participação no prêmio estão disponíveis no regulamento: www.prefeituraempreendedora.sebrae.com.br.

  • Cidade Empreendedora
  • Premio Sebrae Prefeitura Empreendedora