pg-nmgaAtualização
Compartilhe

Turma da Mônica e Sebrae lançam revistinha em prol do empreendedorismo feminino

“Coleção Sebrae – A Força do Empreendedorismo” traz um compilado dos quadrinhos da Turminha frutos do projeto ilustrado pelos personagens de Mauricio de Sousa
PorDa Redação
pg-nmgaAtualização
Compartilhe

Depois do sucesso da parceria da Mauricio de Sousa Produções com o Sebrae, o Donas da Rua do Empreendedorismo ganha um novo capítulo. Após dois anos de conteúdos veiculados nas publicações da Turma da Mônica, os quadrinhos, que foram frutos do projeto e abordaram temas de suma importância para o desenvolvimento do comportamento empreendedor, serão compilados em uma única peça. Intitulada “Coleção Sebrae – A Força do Empreendedorismo”, a revistinha foi lançada no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022, nesta quarta-feira (23), em Brasília (DF).

Em seu primeiro ano, a parceria teve como objetivo estimular, desde cedo, o desenvolvimento de habilidades empreendedoras entre crianças e jovens, em especial as meninas. As tirinhas exploraram temas do mundo do empreendedorismo, como liderança, autoconfiança, persistência e comunicação. No segundo ano, as histórias que abordam questões relacionadas a 12 diferentes setores de atividades, como moda e games, foram publicadas nos gibis da Turma da Mônica. Ao incentivar as atitudes empreendedoras entre as jovens, a iniciativa visa fomentar a liberdade de escolha entre elas, para que no futuro a mulher não empreenda apenas por necessidade.

Para Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e criadora do Donas da Rua, é preciso incentivar o desenvolvimento da conscientização para que meninas e mulheres tenham acesso a oportunidades desde o presente. “Visamos contribuir para o desenvolvimento de um cenário propício ao empreendedorismo feminino, de forma que as mulheres também possam ocupar seu espaço e construam uma trajetória de destaque. A história de que meninas não podem ser engenheiras, ou trabalhar com informática é coisa do passado. Vamos estimular nossas crianças a sonhar em atuar no futuro nas áreas que desejarem!”, destacou. Segundo ela, a iniciativa é importante para levar a mensagem às crianças de que o empreendedorismo é para todos.

Renata Malheiros, coordenadora nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, comemorou o trabalho conjunto com a MSP. “Essa parceria de sucesso tem o objetivo de estimular meninos e meninas, desde cedo, a desenvolverem características do comportamento empreendedor, como perseverança, correr riscos calculados, planejamento e também estimular as crianças a se imaginarem num possível futuro nos segmentos. As historinhas trazem empreendedores em ramos como o de alimentos, inovação, engenharia civil, saúde, moda, beleza. Não tem essa de ‘coisa de menino’ ou ‘de menina’: todos podem sonhar, empreender e prosperar no setor que quiserem”, disse.

O lançamento do compilado de histórias (foto) contou com a participação de Mônica Sousa e de Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae. O evento foi realizado em Brasília (DF), como parte da programação do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. As histórias da parceria também estão disponíveis no site do projeto.

A ação da MSP e Sebrae faz parte do projeto Donas da Rua (criado em 2016) pela MSP como sinal do compromisso da marca aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla em inglês para Women’s Emporwerment Principles). Os WEPs são a plataforma oferecida pela ONU Mulheres e Pacto Global disponível a empresas e instituições para nortear as ações rumo a um mundo com mais equidade no ambiente de trabalho, cadeia de valor e comunidades. O Sebrae também é signatário dos WEPs – desde 2018.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 17 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 450 títulos de livros e mais de 1,2 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

  • Aprendizado
  • Aprendizagem
  • Capacitação
  • Cuidado
  • Dia a dia
  • Diversão
  • Educação
  • Emocional
  • Equipe
  • Escola
  • Indicações
  • Marca pessoal
  • Metodologia
  • Networking
  • Recursos Humanos
  • Técnicas
  • Turma da Mônica
  • Vida