pg-nmgaAtualização
Compartilhe

Indicações Geográficas brasileiras são destaque na programação da TV Brasil

Programa Caminhos da Reportagem apresenta produtos reconhecidos pela qualidade e reputação das áreas onde são produzidos
PorDa Redação
pg-nmgaAtualização
Compartilhe

A partir do próximo domingo (9), as riquezas do território brasileiro reconhecidas como Indicações Geográficas (IG) serão destaque na programação da TV Brasil, canal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Nos últimos meses, o programa “Caminhos da Reportagem” viajou pelo país para conhecer grandes histórias e mostrar aos telespectadores o universo de produtos tipicamente brasileiros que carregam a tradição, qualidade e reputação das áreas onde são produzidos. Serão 12 episódios que irão ao ar nas noites de domingo.

Atualmente o Brasil possui 94 Indicações Geográficas (IG) reconhecidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que atesta a origem do produto ou serviço, garantindo a proteção e promoção dos territórios vinculados, como vinhos, artesanatos, cafés, queijos, frutas, entre outros.

A maior parte das IG brasileiras é formada por pequenos negócios que se organizam por meio de associações e cooperativas. Desde 2003, o Sebrae tem atuado para promover o reconhecimento de produtos e serviços como IG, devido aos benefícios do registro, como aumento do valor agregado, qualificação dos empreendedores, maior competitividade no mercado, entre outros.

Detalhes da programação

As 12 edições do programa serão apresentadas até dezembro desse ano, sempre aos domingos, às 22h. O primeiro episódio traz o universo da cachaça de Paraty (RJ), região reconhecida como Indicação Geográfica em 2007, a partir do pedido da Associação de Produtores e Amigos da Cachaça Artesanal de Paraty. A produção da aguardente começou no século XVII e faz parte da história do Brasil Colônia e Império. Durante uma semana, a equipe de reportagem da TV Brasil, com apoio do Sebrae, percorreu as ruas históricas de Paraty e os antigos alambiques localizados em meio à natureza exuberante da região.

O programa “Caminhos da Reportagem” também vai mostrar outras IG, caracterizadas pela qualidade e reputação, como o mel de Bracatinga do Planalto Norte Catarinense (SC), açafrão de Mara Rosa (GO), o cacau do Sul da Bahia, o queijo do Marajó (PA), o bordado filé da Regiao das Lagoas Mundaú-Manguaba (AL), o socol de Venda Nova do Imigrante (ES), a farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul (AC), o guaraná de Maués (AM) e os vinhos da Campanha Gaúcha (RS).

Confira abaixo a grande da programação:

Outubro

  • 9/10 – Cachaça de Paraty (RJ)
  • 16/10 – Goiaba de Carlópolis (PR)
  • 23/10 – Café da Mantiqueira (MG)
  • 30/10 – Mel de Bragatinga de São Joaquim (SC)

Novembro

  • 06/11– Cacau/ Ilhéus- BA
  • 13/11–Queijo Marajoara/ Ilha Marajó-PA
  • 20/11 –Açafrão/ Mara Rosa- GO
  • 27/11 –Socol/ Venda Nova Imigrante.-ES

Dezembro

  • 04/12–Bordado filé da Região das Lagoas Mundaú-Manguaba – AL
  • 11/12–Farinha de Mandioca/ Cruzeiro do Sul – AC
  • 18/12 –Guaraná de Maués AM
  • 25/12 –Campanha Gaúcha- RS

Serviço

Programa Caminhos da Reportagem: Riquezas da nossa terra

Canal: TV Brasil (EBC)

Exibido aos domingos, a partir do dia 9 de outubro, às 22h

  • Indicação Geográfica