pg-nmga
Compartilhe

Sebrae participa do seminário “Desenvolve RJ”

Evento contou com a participação de autoridades governamentais e sociedade
PorASN RJ
pg-nmga
Compartilhe

O Sebrae participou do seminário ‘Desenvolve RJ’, que apresentou os resultados e avanços obtidos em desenvolvimento econômico pelo Estado do Rio de Janeiro, além de promover debates sobre como atrair mais investimentos que gerem empregos e renda para a população do estado. O evento aconteceu ao longo do dia no auditório do Hotel Prodigy, no Aeroporto Santos Dumont, com a presença de autoridades governamentais, empresários, estudiosos, sociedade e imprensa, caminhos para atração de novos investimentos no Estado do Rio de Janeiro.

“O Rio de Janeiro é um mar de oportunidades. Tem condições de ser um case de sucesso e virar referência nacional. Um evento como esse é capaz de deflagrar mudanças e reforçar sobre a importância de um alinhamento de forças e construção de convergência. Precisamos criar uma cadeia de valor e conectar cidades e pessoas. A tese do Sebrae é que o estado precisa atuar como planejador. O empreendedor precisa de uma segurança jurídica, além da cooperação entre os municípios” reflete Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional.

O diretor do Sebrae Bruno Quick participou do primeiro painel, ‘Rio de Janeiro – Um estado de grandes oportunidades de investimentos’, que também contou com a participação de Luiz Césio Caetano, vice-presidente e presidente em exercício da Firjan; Rogério Zampronha, CEO da Prumo, responsável pelo Porto do Açu; e Vinicius Farah, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

O segundo debate foi ‘Rio de Janeiro: um mar de oportunidades, que reuniu Fernanda Delgado, diretora executiva corporativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); André Sochaczewski, assessor do Cluster Tecnológico Naval do Estado do Rio de Janeiro; Edésio Teixeira Lima Junior, presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON); e Marcos Bastos, coordenador de Oceanografia da Uerj.

O ‘Desenvolve RJ’ foi retomado às 13h45 com o painel ‘Compra RJ – valorizando o empreendedor fluminense’, que teve participação de Brunno Eudes, gerente de Micro e Pequenas Empresas da Agerio; Julio Cezar Rezende, diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio; Fernanda Curdi, superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico; e Pedro Teixeira, vice-presidente da Ternium.

Para finalizar, o último assunto foi ‘Rio de Janeiro – Nossa vocação é gerar energia’, que contou com Flávio Rodrigues, vice-presidente de Relações Corporativas da Shell Brasil; Paulo Henrique Van der Ven, vice-presidente de Operações Compartilhadas da Equinor Brasil; Rafael Chaves, diretor executivo de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras; Daniel Lamassa, subsecretário adjunto de Energia; e Hugo Leal, secretário de Energia e Economia do Mar.

O Desenvolve RJ foi encerrado pelo Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

  • Investimentos
  • Sebrae