pg-nmgaAtualização
Compartilhe

Chegou a hora! InoVativa Experience vai conectar startups, investidores e mentores em grande encontro

A partir deste sábado (2), em São Paulo, participantes do InoVativa Brasil e InoVativa de Impacto Socioambiental encerram jornada e ficam frente a frente com 78 investidores
PorRedação
pg-nmgaAtualização
Compartilhe

Após uma intensa jornada de aceleração, as startups participantes do InoVativa Brasil e do InoVativa de Impacto Socioambiental estarão em São Paulo para o encerramento do ciclo 2023.2 do programa. O Inovativa Experience acontece de 2 a 4 de dezembro, na Escola de Negócios do Sebrae São Paulo. O evento reúne e conecta empreendedores, investidores, mentores e grandes nomes do empreendedorismo inovador brasileiro.

Durante os três dias, 132 empreendedores vão participar de atividades exclusivas que incluem simulação de pitch (Demolation), mentorias individuais, oficinas, workshops e, por fim, o Demoday, quando vão ter a oportunidade de conectar seus negócios com investidores de todo o país. Ao todo, o evento deve contar com 78 investidores. Na cerimônia de encerramento, no último dia (4), as startups e mentores que mais se destacaram serão premiados.

As startups vão ter a chance de apresentar seus negócios e ter um feedback importante dos mentores antes de irem para a banca final. Será o momento de fazer o ajuste fino e aperfeiçoarem o pitch deles, depois de uma grande jornada de aceleração.
Paulo Puppin, coordenador de Ecossistemas de Inovação e Startups do Sebrae Nacional.

Pronta para decolar

AVenx  é uma das empresas inovadoras que participa do InoVativa Experience, representada por seus fundadores Jeorge Sávio e Ednaldo Júnior. Nascida em Natal (RN), a empresa atua há dois anos no mercado com um Hub de soluções inteligentes desenvolvidas para atender demandas da área da saúde e energia renováveis. Uma delas é a plataforma VQuality que automatiza o processo de regulação de radiação em equipamentos de radioterapia e radiodiagnóstico.

De acordo com Jeorge Sávio, a empresa está pronta para tracionar para ampliar a operação no Brasil e também buscar a internacionalização do negócio. Atualmente, a Venx já atende clientes de oito estados brasileiros, além do Rio Grande do Norte.

“Estamos em busca de investimentos para aprimorar nosso software com recursos de Inteligência Artificial e integração de sensores, garantindo ainda mais qualidade e segurança nos procedimentos radiológicos e nucleares. Hoje a inspeção é feita manualmente sem acompanhamento em tempo real e com inúmeros riscos”, contou.

10 anos de apoio ao empreendedorismo inovador

Considerado o maior programa de aceleração da América Latina, o InoVativa completa 10 anos de apoio às startups brasileiras e à inovação empreendedora no país. Mais de 3,5 mil negócios inovadores de todo o país foram acelerados, com mais de 1,6 mil deles conectados a parceiros de negócios e investidores e 14 mil empreendedores impactados.

A iniciativa é uma política pública, realizada pelo Sebrae e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), em coexecução em rede com Impact Hub Brasil e Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Puppin acrescenta que o InoVativa nasceu e continua com uma proposta muito inovadora, com uma nova visão de modelos de negócios mais ágeis com startups. Ao longo dos anos, o programa se consolidou e incluiu novos parceiros, como foi o caso do Sebrae. Outro lançamento foi o InoVativa de Impacto Sociambiental, voltado para pequenos negócios inovadores com a missão de gerar impacto social ou ambiental positivo.

“Com nosso apoio, foi possível dar uma escalabilidade enorme em âmbito nacional, tendo em vista a capilaridade do Sebrae pelo país. Nosso desafio, a partir de agora, é pensar como o InoVativa pode ser ainda melhor e continuar cumprindo o seu papel, que é levar capacitação, aceleração e conexão”, afirma.

Em 2021, o programa de aceleração InovAtiva deu um passo à frente e se transformou no Hub InovAtiva, facilitando a aproximação com outros atores reconhecidos dentro ecossistema de inovação do país. Neste ano, pela terceira vez, o Hub conquistou o 2º lugar na categoria TOP Ecossistemas na premiação TOP 100 Open Startups, que reconhece os atores do ecossistema brasileiro que mais apoiam startups e corporações.

  • Inovação
  • InoVativa Brasil
  • InoVativa de Impacto Socioambiental
  • Startup